Construção do Personagem
Página anterior | Próxima página |
Proporção é um dos fatores mais importantes para se levar em conta quando se for construir um personagem de desenho animado. O animador deve ter na cabeça a ideia dos tamanhos relativos de cada parte do corpo, pois proporções específicas são usadas para se criar os tipos de personagens. Por exemplo, um personagem pesado e brutamontes tem uma cabeça pequena, peito largo, braços e pernas pesados e uma mandíbula e queixo geralmente pra frente; o personagem bonitinho é baseado nas proporções de um bebê com uma cabeça grande em proporção com o corpo oval, uma testa grande e olhos/boca/queixo pequenos; os tipos “desmiolados” tem partes e características exageradas (informações detalhas sobre os tipos de personagens começam na página 32).
Estúdios de desenho animado geralmente usam o tamanho de uma cabeça para medir a altura de um personagem -por exemplo, um urso simpático pode ter 3 cabeças de altura e um urso assustador pode ter 5 ou 6 cabeças de altura. Esta informação ajuda o animador em manter constantes as proporções e a altura do personagem. Estude os personagens desta página e meça cada um deles em “cabeças”.
Quando animar, você também notará que é melhor ter um desenho de referência em um pedaço separado de papel usando este conceito das “cabeças”. Desta forma, o animador pode sempre que preciso recorrer a esta referência como um guia para quando desenhar o personagem em diferentes poses e ações.
O uso correto das proporções nos desenhos permite construir um personagem, assim analise as proporções de seu ator animado antes de colocá-lo em ação.
Blocos sólidos – desenhe uma “linha de ação” dentro das partes tridimensionais para organizar e estabelecer a atitude ou ação. Construa o seu desenho como se fosse encaixar as partes do boneco nas juntas de acordo como o tipo de personagem. Assim, o seu personagem se torna verossímil e ele poderá atuar, de maneira que o expectadores reagirão emocionalmente.