Introdução
Página anterior | Próxima página |
Este livro é dedicado a Hope e Ian, minha esposa e meu filho.
– Preston Blair
Uma forma de arte americana – a animação é o processo de desenhar e fotografar um personagem – uma pessoa, um animal ou um objeto inanimado – em posições sucessivas para criar movimentos como na vida real. A animação é tanto arte e artesanato; é um processo no qual o cartunista, ilustrador, artista tradicional, escritor, músico, operador de câmera e diretor de cinema combinam as suas habilidades para criar uma nova categoria de artista – o animador.
A arte dos animadores é única. Animadores trazem a vida os seus desenhos, criando uma ilusão de espírito e vigor. Eles exageram os gestos e expressões nos desenhos, dão a eles um aura de personalidade e fazem-nos crer que os desenhos realmente pensam e tem sentimentos.
Este livro foi escrito por um animador para ajudar você a aprender como animar – como fazer uma série de desenhos que criam a sensação de movimento quando vistos em seqüência. Os pioneiros da arte de animação aprenderam muitas lições, a maioria através da tentativa e erro e isto é o alicerce do conhecimento que tem estabelecido os fundamentos da animação. Este livro lhe ensinará estes fundamentos.
Animadores devem, em primeiro lugar, saber como desenhar; o bom desenho é a base do sucesso. Eles devem ser capazes de dramatizar e caricaturizar a vida enquanto eles temporizam e posicionam as ações e reações de seus personagens. O valor da trabalho do animador é determinado pela habilidade de seus personagens em balançar as emoções dos expectadores – em outras palavras, as habilidades de interpretação de seus personagens. Animadores devem saber como entreter a audiência: como apresentar um cena cômica e como retratar um interessante e incomum acontecimento de vida. Para fazer isto, eles estudam filmes de grandes comediantes e leêm textos reconhecidos de atuação. Este conhecimento ajudam-los a atrair a atenção dos expectadores com suspense ou os fazem sorrir e dar gargalhadas com humor no teatro da animação.
O processo de animação, contudo, envolve muito mais que apenas bons desenhos. Animadores devem ter conhecimentos de elementos de escritura de roteiros para cinema: cria um enredo, a moral da história, personagens, conflitos, crises, clímax, exposição, diálogo e ação. Estes fatores determinam os tipos de personalidades, expressões e ações que eles precisarão para criar. Além disso, se a animação inclui um personagem movendo sua boca em um diálogo ou canção, os animadores precisam saber fonética; se apresenta um personagem que responde à trilha musical, eles devem saber de música e ritmo. Animadores devem também saber como um câmera de animação funciona e como temporizar as ações do personagem para adequar à velocidade do filme. A lista continua a crescer; o trabalho dos animadores é imensurável.
Animação é vasta e virtualmente um forma de arte inexplorada. É, talvez, mais popular hoje em dia que anteriormente. Novas técnicas e métodos de animação – inclusive animação computadorizada – estão sendo desenvolvidas a todo tempo. Existem muitos personagens, estilos que aguardam ainda para serem descobertos, assim, agarre seu lápis e vamos começar!
As curtinas se abrem assim que você virar as páginas. A jornada será entusiasmante e cheia de aventuras.
Tudo de bom para você!